Os Putativos

Há exatos 115 anos, várias pessoas se reuniam no museu Grevin, em Paris, para assistir aquele estranho espetáculo. O frances Emile reynaud prometia fazer com que desenhos se movimentassem. Na época a idéia era tão absurda quanto imagens saindo da tela - ok, isso também já existe.. - digamos, tão aburdo quando o espectador entrar na tela (háá, agora sim).
A questão é: o francês doido inventou um aparelo mais doido ainda e pra complementar resolveu dar o nome mais estranho possível. Surge assim o praxinoscópio:

Explicar exatamente o que a máquina fazia seria chato e cinza, portando quem quiser rpcura no google.

Em 2009, o dia da animação é comemorado em 30 países, no Brasil, mais de 300 cidades também celebram a data. (mais informações aqui)

Pra comemorar, eu, que não gosto nem um pouquinho de animação, sofri pra fazer um top 5 de animações clássicas que todo mundo precisa ver:

5 - Alice no país das maravilhas

Beaseado na obra do ingles Lewis Carroll, Alice é um clássico disney que conquista crianças pela sua megalomania; adultos, pela sua filosofia implícita; e junkies, por ter um quê de LCD. O filme já teve mais de 15 versões produzidas, incluindo um pornô (ui!). Atualmente a expectativa gira em torno da versão produzida por Tim Burton e prevista para 2010 (para a qual eu alimento muitas expectativas).


4 - Dumbo

Outro clássico Disney que cativou a minha infância. Toda criança tem aquele filme preferido que obriga o pai, a mãe e o irmão a assistir 422 vezes por dia, Dumbo era o meu. Talvez por eu ser uma criança gordinha (haha), ou pelas músicas legais.. ok, não vou negar, o que realmente me fascinava era a cena das bolhas, quando o pequeno elefantinho ficava bêbado e se divertia com os elefantes coloridos de sabão.
Dumbo fala sobre aceitação, sobre vencer desafios e ir além. além de tratar temáticas bem pertinentes como bullying.




3 - Up: altas aventuras!

Ah.. a Pixar.. como conseguir selecionar uma animação? A pixar revolucionou por popularizar a técnica 3D (que por incrível que pareça é menos trabalhosa que o clássico 2D por ser pratimamente programada no enquanto a outra precisa ser desenhada um quinquilhão de vezes). Up é uma animação de uma delicadeza fantástica, desde o ranzinza fredericksen até o japinha gorducho, e principalmente, a relação construída entre os dois.
Up é um exemplo claro do que eu mais gosto em animação, destacar emoções e passar grandes lições de vida de forma suave e divertida.

2 - Procurando Nemo
Precisa falar mais? Mesmo pra quem não gostou do roteiro, Procurando Nemo é um marco da animação técnica. Uma das coisas mais difíceis na animação 3D é conseguir reproduzir com naturalidade movimento de cabelos e água. A animação retrata o fundo do mar quase chegando a perfeição (aposto que todo mundo já teve um professor de biologia que passou o filme em sala).


1 - O Estranho Mundo de Jack

ok, depois desse post vocês vão me julgar wannabe drogada gótica, haha. Mas falando sério, ta aí um filme que me faz chorar até hoje - prontofalei. Sabe, eu sempre fui uma criança meio autista, portanto, me fascina filmes que recriam uma realidade paralela com personagens estranhos. eu já acho fascinante a tecnica stop motion (que era uma alternativa de profundidade enquanto não existia o 3D). E eu adoro Tim Burton e ponto (mas não assistam a animação 9. Achei fraquíssima).




É claro que existem mais zilhões de animações fantásticas, dói meu coração em escolher um... mas tive que abrir uma classificação extra pra outro clássico da minha infância que não é uma animação mas é revolucionário por ser um dos primeiros a misturar os desenhos animados com película normal.


Deixo vocês com a inesquecivel Mary Poppins!


"supercalifragilistiquispialidoce!"



That's all folks!



(2) Comments

  1. Unknown On 31 de outubro de 2009 às 02:18

    nossa! eu tenho muita curiosidade de ver de perto uma produção de desenhos das antigas...

    deve ser muito, muito louco!

     
    Paula Falcão On 6 de novembro de 2009 às 21:54
    Este comentário foi removido pelo autor.
     

Postar um comentário