Os Putativos

"Assim como “Watergate” representa uma crise nacional e “Waterloo” representa derrota, “Woodstock” se tornou um adjetivo imediato que denota o poder dos jovens e os excessos dos anos 60."
T
he Times Herald-Record – 1994


O ano era 1969. O lugar, nova Iorque. A música era diferente, pesada, e falava de coisas que muitos faziam questão de não ver. Os participantes, ah, esses poderiam ser considerados tanto uma juventude perdida e sem ter o que fazer quanto revolucionários que buscavam um mundo e uma filosofia melhor. É nesse cenário confuso e antagônico que aconteceram os históricos 3 dias de shows chamados woodstock

Para entender a importância histórica do que foi o woodstock é preciso lembrar do que acontecia nos estados unidos naquela década de sessenta, e, principalmente, quem eram aqueles jovens cabeludos e de roupas coloridas que andavam pelas ruas.

Os anos 60 foram especialmente trágicos para os americanos. o mundo inteiro se preocupava com o desenvolvimento da guerra fria travada entre os estados unidos e a união soviética. Além de todo o terrorismo psicológico recente, uma guerra real que mudaria (ou não) os rumos da história americana, começava a ser travada no Vietnã em 1959. É nesse cenário de violência e dor sem sentido que começa a nascer esse importante movimento de contra cultura: o movimento hippie.

Os hippies eram jovens de classe média alta que estavam cansados de assistir as injustiças sociais e se recusavam a fazer parte dessa guerra. Alguns chegavam a abandonar a própria casa e se mudar para comunidades formadas por outros hippie, as famosas comunidades alternativas.

Esse grupo defendia os valores da paz, amor e felicidade fácil. Tudo era dividido, todos eram como irmãos. além disso, pregavam o conceito de amor livre, a libertação das mulheres e o uso de drogas para a libertação da mente. Infelizmente, apenas esse último aspecto foi o que ficou mais marcado na história e rotulou os hippies como um bando de porra louca drogados.

Certos ou errados, o movimento hippie atingiu não só a filosofia mas principalmente a arte e a música, que sempre foram a válvula de escape para a população ser ouvida. É nessa época que vemos o surgimento de alguns dos maiores nomes da história do rock. E foi durante os dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969 que essas bandas e artistas se reuniram para um público de cerda de 500mil pessoas nos históricos 3 dias do woodstock.

O evento teve tudo para ser um desastre.

Já no início do mes de agosto cerca de 200mil ingressos já haviam sido vendidos apesar da estrutura do local suportar uma quantia bem inferior de pessoas. Os dias do show foram marcados por quilometros de engarrafamento e diversos carros foram abandonados na rua enquanto as pessoas seguiam a pé. Além disso, a quantidade de pessoas no local foi tão grande que o festival acabou se tornando gratuito. A cerca que rodeava o local foi pisoteada e desapareceu.

Devido ao engarrafamento as bandas não conseguiam chegar ao local de show e foi necessário que os organizadores alugassem helicópteros do exército para o transporte dos músicos. As condições climáticas também não ajudaram, choveu muito durante o festival. Para completar o pacote, a combinação de alcool, drogas e milhares de pessoas em um só lugar não poderia ter resultados bons, mais de 5mil atendimentos médicos foram documentados em razão disso.

Depois de tantos problemas é dificil entender porque um evento assim se tornaria um ícone da contracultura e seria reverenciado até os dias de hoje. A resposta é simples, apesar das complicações o principal do evento funcionou: a ideologia e a música.

O som dos shows pode ser ouvido até longas distâncias. Reunir nomes lendários como Jimi Hendrix, Janis joplin, the who, bob dylan, joan baez, entre outros, é um privilégio que só o woodstock conseguiu. Além disso, apesar do caos dos 3 dias, aqueles primeiros hippies mostraram a coerencia daquilo que pregavam. Não houve violência, todos compartilhavam desde comidas e cobertores até bebida e drogas.

Em 1999 foi realizada uma nova edição do woodstock em comemoração aos seus 30 anos. O festival ocorreu em uma antiga base da força aérea americana nas proximidades de Nova York. Diferente da primeira edição o woodstock de 99 teve um desenvolvimento trágico. Após o show da banda red hot chilli peppers uma vários de roubos, brigas e vandalismos começaram a ocorrer, além de uma série de estupros relatadas ao termino do festival.
Um verdadeiro caos.
Era o sinal de que realmente o mundo caminhou, resta saber pra que direção.


Hoje chamamos de hippies vagabundos mal cheirosos que (sei que nem todos) roubam e vivem bêbados ou drogados (aí infelizmente ainda nao conheci nenhum que me provasse ao contrário). Hoje consideramos rebeldia sair por aí humilhando quem não acha que o nosso certo é o certo. Hoje vemos guerras, vemos a imundice de um congresso porco e velho, vemos uma sociedade egoísta onde cada um só quer garantir o seu.

Nessas horas eu me pergunto, quem são mesmo os porra louca?


1 Comment

  1. Unknown On 16 de agosto de 2009 às 00:29

    eu acredito que o 2° Woodstock provou que não se pode, nem se deve repetir o que espontaneamente e contextualmente deu certo...

    69 foi emblemático e tinha muitos motivos para isso. eu gostei muito da frase que nem seise li ou ouvi de algum lugar: "em 69 o homem chegou a lua, e um mes depois do feito, o homem descobriu así próprio em Woodstock"

    paz e amor galiera!

     

Postar um comentário